Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Gonçalves/MG - Camping Recanto da Paz


Aproveitando dois maravilhosos dias de folga que conseguimos no trabalho, decidimos por as tralhas e corremos pro camping entre os dias 22 e 25 de maio!! É necessário um joguinho de cintura pra acomodar toda a bagunça e sobrar um espacinho no carro pra nós. 





Mais uma vez os amigos Piu Piu, Ryan e Sol embarcaram nessa aventura. Saímos às 3h da madruga e chegamos no camping por volta das 9h30.




Pela Fernão Dias, entrar em Cambuí e seguir até Córrego do Bom Jesus. É preciso atravessar a cidade para, depois dela, seguir mais 25 km por estrada de terra. É bem sinalizada e as placas indicam o caminho direitinho. Na dúvida, como mineiros que desconfiam de tudo, levamos uma planilha que encontramos na internet. É só segui-la que não tem erro.

A paisagem é linda, mas tem subidas longas que, em época de chuva, podem dificultar muito a passagem de carro sem tração nas 4 rodas.





 

Camping Recanto da Paz 


Apesar das poucas informações, decidimos ficar na Pousada/Camping Recanto da Paz. Localizada a apenas 1,5km do centro da cidade, sentido Cambuí.

É administrada pelos proprietários Sr Lázaro e Sra Maria Rosa que nos receberam muito bem. Relatamos a dificuldade de encontrar informações sobre o camping. Eles disseram que não fazem divulgação por não oferecer uma estrutura com mais apoio. Não possuem caseiro e nos finais de semana preferem ficar com a família, descansar e viajar. A divulgação é boca-a-boca. Mesmo assim, estava tudo muito bem cuidado. O valor da diária foi de R$ 30,00 por pessoa.




O camping é bem simples. A área de barracas é pequena, acredito que tenha estrutura para apenas umas 4 barracas grandes.




Quiosque com churrasqueira.

Possui neste local uma área com pia de cozinha e dois chuveiros quentes, beeem quentes. Isso nos salvou, porque estava muito frio. Não tirei fotos da área interna porque o local estava sendo usado pra armazenar materiais de construção, uma vez que está sendo construída a recepção. Mas isso não nos atrapalhou. É um incômodo temporário. Nada que comprometa a estrutura.


Área de cozinha com pia e dois chuveiros.


Dois sanitários e um tanque


Área de Playground


 

Possui também um salão de festa e um grande restaurante que funciona somente quando há hóspedes nos chalés. Pra nossa alegria, não havia festa naquele fim de semana!!



Campo de Futebol

Chalés
 
Atrás da área de camping tem uma pista de motocross, mas naquele final de semana também não havia gente. Ufa!! 
 

A água vem direto da nascente


E um jardim muito lindo!!

 
























O Ryan adorou os animais, principalmente o cavalo!










Visitas Especiais


Tivemos a alegria de conhecer o casal Danilo e Kelly de São Paulo, eles acampavam pela primeira vez e passamos algumas pequenas dicas, porém importantes para quem está iniciando. Já começaram bem, cheios de disposição e alegria! Desejamos uma vida repleta de muitos acampamentos!







Pedra de São Domingos

O primeiro dia foi destinado a organizar as tralhas e conhecer a Pedra de São Domingos.  

Percorremos um caminho de estrada de terra com paisagens incríveis que valem a pena! Tivemos sorte de pegar um dia lindo, estava um sol delicioso e então curtimos muito o caminho ouvindo música, aproveitando as vistas incríveis e, é claro, registrando tudo em fotos e vídeos.

 


Segundo o mapa turístico de Gonçalves, a Pedra de São Domingos está à aproximadamente 2.050 metros de altitude e proporciona visão de grande parte da Serra da Mantiqueira, algumas cidades do Sul de Minas, como a própria cidade de Gonçalves e outras cidades próximas, como Campos do Jordão e Monte Verde. 


Agora é só subir, subir e subir!

No local não há estrutura para receber o turista, encontramos uma pequena capela e muitas antenas de transmissão.

 


A trilha para chegar ao topo da pedra é um pouco (muito) perigosa porque não tem nada de segurança dos lados, então é bom caminhar com cautela, pois uma queda ali pode ser trágica.A vista é deslumbrante e proporciona uma visão de 360°. Eu, Vanêssa, não vi nada disso (entrei em pânico).


Pra mim, Vanêssa, o passeio poderia ter sido melhor. Primeiro porque fui com uma blusa, mesmo sendo manga longa, fina, então senti muito frio. Depois por ter considerado a trilha muito perigosa, devido a falta de segurança. Existe apenas um corre-mão no topo e não o considerei seguro suficiente pra ir além. Terceiro porque descobri que tenho muito medo de altura. Uma pena porque é tudo muito lindo! Mas, voltarei lá novamente e deixarei um registro da minha bravura!! 



Por fim, deixo aqui meus comentários pessoais de que o passeio é lindíssimo e super recomendado. É ótimo para quem não está acostumado a caminhar muito e quer algo mais leve, pois a trilha é curtinha. A paisagem é lindíssima, o caminho é um pouco técnico, porém maravilhoso!

As únicas observações para tomar cuidado são com o caminho de volta e com o horário. Todos queriam esperar o sol se pôr lá em cima da Pedra, mas eu antecipei, he he. Fiz todos desceram, nem vou mostrar pra não passar tanta vergonha... Apesar de uma das maiores atrações da pedra é esperar pelo pôr do sol, felizmente descemos antes, porque se tivéssemos esperado seria muito arriscado voltar. 





Camping Recanto da Paz - Gonçalves/MG

  • Telefone: (35) 3654.1252 / (35) 3654.1299 - Maria Rosa e Lázaro
  • Estrada dos Costas - km 2
  •  22°39'47.82"S   45°52'10.11"O
  • Valor da diária (por pessoa): R$ 20,00
  • Distância percorrida:  390 km



25 comentários:

  1. Olá pessoal. Apesar de pequeno, o camping pareceu bastante aconchegante e tranquilo! Tudo o que mais gostamos!!! As fotos e o relato ficaram excelentes. Legal o passeio à Pedra de São Domingos. Apesar das dificuldades da subida, da própria trilha...Com certeza vale a pena, o visual é lindo. Parabéns! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigos, estão sumidos!!
    Então, o camping é isso mesmo, pequeno e tranquilo. A postagem ficou extensa, mas gostamos de tantas coisas que quisemos compartilhar tudinho!! Apareçam mais vezes!

    Abraços,

    Vanêssa e Geovanny

    ResponderExcluir
  3. Que camping caprichado. Vou ver com eles se aceitam a nossa Camper. Lindas fotos. Carlos e Gleidys de nasestradasdoplaneta.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ele é bem simples, estrutura básica. Porém tudo bem organizado! Vou ver se tenho o contato deles pra acrescentar na postagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, estou pensando em acampar neste local, com minha família, iremos em 11 pessoas, sendo 02 crianças, gostaria de saber sobre barulho, som alto, ou se é só tranquilidade mesmo, e o banheiro, razoável? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberta, obrigada pela visita!

    Quando fomos haviam algumas reformas e o local destinado à cozinha estava sendo usado como depósito de materiais de construção. Isso não nos incomodou, afinal éramos apenas 5, como você vai em 11 pessoas talvez sinta alguma necessidade. Existe do lado do camping uma pista de motocross, mas ninguém se aventurou. O único barulho maior são às 6h30 da manhã, os macacos se escondem nas árvores do lado do acampamento e fazem um barulho danado, o que pra nós, foi muito bom de ouvir. Os banheiros são simples, porém estavam limpos. Quanto ao banho, a água do chuveiro realmente estava bem quente, o que foi ótimo, afinal fazia muito frio.
    Gostamos tanto que planejamos voltar. Não deixe de conhecer os atrativos da cidade, são muitos, mas priorize alguns. A Pedra de São Domingos é maravilhosa! Cuidado com as crianças!!!

    Abraços!!

    Vanêssa e Geovanny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu gente! Nós acampamos tbm em São Tomé das Letras, já foram pra lá???

      Excluir
  7. Ainda não fomos por falta de tempo porque vontade temos, dizem ser muito bonito. Pra você que já conhece nos indica algo sobre o camping e a cidade?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Então, desculpe a demora para responder.....Para acampar, nós adoramos o Camping do Noel, um dos mais antigos, a Rosangela proprietária, é uma excelente pessoa, muito simpática e atenciosa, fora a comida dela que é muito saborosa. A cidade tem muitos atrativos, um feriado prolongado não é suficiente para conhecer tudo, mas perto do camping há a cachoeira da Eubiose, e uma das atrações principais é ver o pôr do sol em cima da pirâmide, um espetáculo....é realmente uma terra mágica!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Roberta, gostei muito de sua postagem, obrigada!
    Você poderia me dizer se há pontos de energia próximo a área das barracas?

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, sim os pontos sao proximos, levei ate inalador para minha filha.....eu adorei o espaço, e os chuveiros realmente sao bem quentinhos, infelizmente minha estadia foi debaixo de muita chuva, mesmo assim gostei bastante. Depois vou postar umas fotos. Um abraço, espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde gostaria de saber se vcs tem algum contato do camping em Gonçalves tel Wats etc p q possamos avisar q queremos ir p lá muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá boa tarde gostaria de saber se vcs tem algum contato do camping em Gonçalves tel Wats etc p q possamos avisar q queremos ir p lá muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, o telefone de contato é (35)3654-1252 ou 1399 fale com a D.Maria Rosa ou Sr.Lázaro, além da área para camping, eles possuem chalés, até o momento acho q eles não possuem whats, nem facebook, nem site, mas ligue lá e fale com eles. Um abraço!

      Excluir
  13. Olá Rodrigo, boa noite! São apenas esses números que a Roberta escreveu, mas eles sempre atendem. São muito atenciosos e prestativos. Estivemos lá há 2 semanas, atualizaremos o blog pra vocês verem as novidades do camping. Vale muito a pena! Adoramos!

    ResponderExcluir
  14. Oi gente, acho que voltaremos lá em breve, acredito que no inverno....rs Em janeiro estivemos em Calhaus, uma praia de Paraty-RJ, um verdadeiro paraíso, vocês conhecem?? Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Paraty já esteve em nossos planos, mas ainda não tivemos oportunidade de conhecer? Qual camping ficaram?

    ResponderExcluir
  16. Sabe se tem rio por perto pra pescar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Robson!
      Tem rio sim, só pra você ter idéia, são mais de 20 cachoeiras catalogadas para o turismo. Rio, inclusive com corredeiras onde é praticado bóia cross. Mas, infelizmente, não sei te falar sobre pescaria. Mas o pessoal da cidade é muito hospitaleiro, pergunte a eles em qualquer comércio, nos postos de combustíveis ou no portal de entrada da cidade. Tenho certeza que te informarão. Bom passeio! Até mais.

      Excluir
  17. Ola amigos Vanessa e Geovanny, la em Paraty, nosso esquema é assim, deixamos o carro estacionado em Parati Mirim,e depois seguimos de barco pelo mar por 1h e 30 aproximadamente, desembarcamos em Calhaus q é uma praia de pescadores, temos amizade com varias familias, lá é mais interessante alugar uma casinha, mas há camping, assim como em Itanema e Itaoca. Se um dia decidirem, me avise ,te explico melhor e te passo todos os contatos.

    ResponderExcluir
  18. Olá amigos boa tarde... Ótima postagem sobre o camping... Muito bom conhecer um pouco melhor esse camping de Gonçalves... Estamos programando uma acampada aí para julho deste ano e seu blog foi essencial para poder escolher este camping ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos, sejam muito bem vindos!
      Fico feliz em compartilhar informações sobre esse camping e essa região, pois quando decidimos conhecê-los encontramos quase nada, principalmente sobre camping. Se gostarem de natureza, montanhas, cahoeiras, enfim, Minas Gerais... certamente poderão ir de olhos fechados. Ultimamente este tem sido nosso único destino, ficamos apaixonados pela região. Ah, não deixem de conhecer Monte Verde, fica próximo e é maravilhoso também!

      Abraços e boas acampadas!!

      Excluir
  19. Olá pessoal,
    Estou indo para Gonçalves neste final de semana, e vamos ficar no Camping Recanto da Paz.

    Tem algum ponto de referência para chegar até lá? Pois tracei a rota até o centro de Gonçalves.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir